Equipes da Escola Estadual 9 de Julho conquistam lugar na última fase da 1ª ONHB-A

Equipes formadas por professores e estudantes da Escola Estadual 9 de Julho conquistaram lugar na última fase da 1ª Olimpíada Nacional em História do Brasil Aberta para Todos (ONHB-A).

Trata-se de uma das versões da Olimpíada Nacional em História do Brasil. No ano de 2020, a Escola participou da 12ª edição da prova (competição no formato tradicional), alcançando resultados bastante significativos ao disputar em 4 equipes, com alunos e alunas do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental.

Em função dos desafios impostos pela pandemia da Covid-19, a participação neste ano de 2021 está sendo na edição “aberta para todos”, com duas esquipes.

Esta ação, se deu graças aos esforços coletivos da gestão, dos docentes e dos estudantes, reforçando o compromisso da instituição em preparar seus alunos e alunas para os desafios da vida e para um mercado de trabalho, cada vez mais exigente e competitivo.

A equipe liderada pelo Prof. Drnd. Mauricio Ribeiro Damaceno, é composta pelos estudantes Leonardo Wille Stersa de Carvalho (8º A), Luis Augusto Gomes de Castro (8º A), Lucas Gabryel Sousa Araujo (8º B), João Fernando Maciel Silva (8º C) e Marcos André Garcez Alves Pereira (8º C).

Já a equipe liderada pelo Prof. Me. Luiz Gabriel de Souza Nogueira, é composta pelos estudantes Raffael Araujo Cavalcante (9º A), Thabitta Pereira Silva (9º A) e Thaynara Lopes Thome (9º A).

Sobre os professores orientadores

Mauricio Ribeiro Damaceno é professor efetivo de História pela Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (SEDUC-MT).

Possui Graduação em História pela Universidade Estadual de Goiás (UEG); é Especialista em Ensino de História pela Faculdade Única de Ipatinga-MG (FUNIP); Mestre em História pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e Doutorando em História pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Também é membro do Vivarium - UFMT (Laboratório de Estudos da Antiguidade e do Medievo) e associado da ABREM (Associação Brasileira de Estudos Medievais).

Luiz Gabriel de Souza Nogueira também é professor efetivo de História pela Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (SEDUC-MT). 

Graduado em História pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e Mestre em História pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Possui interesse pelos seguintes temas: Brasil Império, História da Província de Mato Grosso, Registros Paroquiais e História Social.

lLiberdade FM - Assessoria EENJ