Lua de sangue: eclipse lunar total será visível em todo o Brasil neste fim de semana

Duas semanas após um eclipse solar parcial, que pôde ser conferido em parte do Oceano Pacífico e parte do litoral antártico, um outro fenômeno digno de olhos atentos para o céu ocorrerá neste fim de semana. Na noite de domingo (15) para segunda-feira (16), um “eclipse lunar total” será visível em todo o Brasil, de acordo com a Rede Ômega Centauri.

O fenômeno começa às 22h32 de domingo de forma quase imperceptível. O primeiro contato com a sombra ficará visível às 23h28. O momento em que a Lua já está inteiramente dentro da sombra terrestre inicia às 00h29, no início da madrugada do dia 16, e dura até às 1h54. O instante do máximo será às 1h11. O último contato com a sombra acontecerá às 2h55, e a saída da penumbra (fim do eclipse, imperceptível), às 3h51.

De acordo com a Rede Omega Centauri, nos eclipses, a Lua adquire uma coloração avermelhada, por causa do desvio da luz solar para dentro da sombra, produzido pela refração na atmosfera terrestre. Este fenômeno é popularmente conhecido como "lua de sangue".

Dos eclipses lunares previstos para o ano de 2022, haverá outro, no dia 8 de novembro, que não poderá ser acompanhado na íntegra.

 

Visibilidade

Diferente dos eclipses solares, que devem ser observados com o uso de acessórios de proteção nos olhos, os eclipses lunares podem ser observados a olho nu, sem necessidade de aparelhos para auxiliar na visibilidade.

 

GauchaZh - Liberdade FM