Prefeitura comunica que o IFMT está com inscrições abertas para 8 cursos de formação inicial gratuitos em Água Boa

O Instituto Federal de Mato Grosso, por meio de parceria com SETEC-MEC e SEDUC-MT, está com inscrições abertas até o dia 27 de junho de 2022, para Cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) com 280 vagas para Água Boa.

As inscrições são gratuitas e podem ser feita de forma online por meio do site: canarana.ifmt.edu.br, sendo que o formulário de inscrições está no endereço: https://forms.gle/9KzE8nvdkvAF28t98.

As vagas são destinadas exclusivamente para alunos matriculados na rede pública de ensino que estão cursando a partir do 9⁰ ano do ensino fundamental. Caso o aluno tenha alguma dificuldade para realizar a inscrição, deve procurar a secretaria de educação ou os diretores (as) das escolas 9 de Julho, Antônio Grohs ou da Militar Tiradentes.

Os cursos são nas áreas de Agrárias, Gestão e Negócios e Linguagem, sendo eles: Agricultor Orgânico (35 vagas - Exclusivo Escola Estadual Técnica em Agroecologia), Auxiliar Administrativo (35 vagas), Auxiliar de Recursos Humanos (35 vagas), Língua Brasileira de Sinais - Básico (35 vagas), Microempreendedor Individual (35 vagas), Operador de Máquinas e Implementos Agrícolas (35 vagas), Recepcionista (35 vagas), e Vendedor (35 vagas).

A Secretária de Educação, Núbia Foschiera, realizou um chamamento explicando que esses cursos vão trazer profissionalização para os jovens de uma cidade que está em crescimento e quanto mais cedo a profissionalização acontece, maiores são as chances de se tornarem bons profissionais no futuro. Esclareceu ainda que além da capacitação de 160 horas, os alunos vão receber uma bolsa de R$ 440,00 reais.

De acordo com o Edital, entre os benefícios para os estudantes estão, uniforme escolar, material de apoio escolar, livro técnico e bolsa de apoio a permanência. As principais ações dos cursos são: a metodologia voltada às práticas profissionais, a parceria com as escolas públicas, a execução do curso obedecendo o planejamento pedagógico da escola e a concomitância com o tempo escola do estudante.

Os cursos fazem parte de um Projeto Piloto que tem como objetivos, o fomento do Itinerário Formativo EPT na rede pública de ensino e atender os estudantes das redes públicas de ensino a se aproximarem do mundo do trabalho. A oferta é financiada por meio de uma ação conjunta entre o IFMT, SETEC-MEC e FNDE.

A prova de seleção será no dia 1 de Julho de 2022, na Escola Estadual Antônio Grohs – Rua Sete, Vila Nova, às 8h. Confira todas as informações no Edital.

 

ASCOM-AB Liberdade FM