Médica diz ter ouvido “relatos terríveis” de sentimento de culpa

Muitos que desrespeitaram isolamento contaminaram parentes, que acabaram morrendo

A médica infectologista Kadja Leite, que atua em três unidades médicas de Cuiabá, diz que tem sido comuns os relatos de familiar que furou a quarentena obrigatória, contaminanou membros da família e depois se sentiu culpado.

Ela conta que há casos em que a pessoa participa de festas, mesmo sendo proibidas na Capital, com dezenas de convidados e leva o coronavírus para dentro de casa.

As consequências do ato irresponsável, como a infectologista define, tem sido familiares morrendo em decorrência da doença.

“Temos relatos terríveis da pessoa que se expôs, teve a doença leve, levou para casa e os familiares morreram”, afirma a médica, que atua na Clínica Femina, no Hospital Geral e no Metropolitano.

Depois disso, conforme a especialista, fica o sentimento de culpa. “As pessoas estão lidando com a culpa também, a culpa de não ter respeitado, de não ter aceitado a quarentena, de ter se exposto e levado [o vírus] para casa”, explica Kadja.

Isso acontece, segundo ela, porque parte da população cuiabana não acredita na gravidade da pandemia até que alguém próximo seja uma das vítimas.

“Temos que ter consciência e entender que é muito grave e a gente está no momento pior da crise”, alerta.

Liberdade FM / Midia news