EM 5 MESES, FISCALIZAÇÃO APREENDE 2,8 TONELADAS DE PESCADO
20/06/2016 14:22 em Novidades

De janeiro a maio deste ano, as equipes de fiscalização da Secretaria de Estado de Meio ambiente (Sema), em parceria com o Batalhão de Polícia Militar Ambiental, apreenderam 2,8 toneladas de pescado irregular em Mato Grosso, volume 60% maior que o mesmo período do ano passado, que chegou a 1,6 toneladas.

Os municípios que mais se destacam são Poconé, Santo Antônio do Leverger e Juara que totalizaram 81% desse total, por práticas como a falta de documentação adequada, pesca de exemplares fora da medida e uso de instrumentos proibidos. O total de multas supera R$ 256 mil. Os peixes foram doados para instituições filantrópicas.

O relatório da fiscalização aponta que em cinco meses mais de mil peixes foram vistoriados, desse total, 1.071,57 kg foram apreendidos entre o início de janeiro e fevereiro, durante o período de desova dos peixes, a piracema. Segundo o superintendente de Fiscalização da Sema,major da PM Fagner Nascimento, a maioria das apreensões provenientes de pesca depredatória aconteceu durante abordagens de rotina.

 

"Temos equipes que realizam semanalmente ações em combate à pesca ilegal e a outros tipos de crimes ambientais”.

COMENTÁRIOS