Vice de Alto Taquari assume após prefeito do município morrer por coronavírus

Fábio Garbugio, apresentou piora no sábado (25), precisando ser entubado uma UTI, mas não resistiu e veio a falecer.

O vice-prefeito Marco Aurélio Julien (PRB) assumiu a Prefeitura de Alto Taquri na sexta (24), após o prefeito Fábio Mauri Garbugio (PTB) se afastar para tratar a Covid-19 (a doença causada pelo coronavírus) em um hospital de Goiânia. Fábio, porém, não resistiu e morreu na manhã deste domingo (26). Assim, o vice deve continuar no cargo. 

A reportagem do RDNews apurou que o procurador da prefeitura e o advogado da Câmara de Vereadores do município estudam o caso para confirmar a "linha sucessória" do vice.

No mesmo dia em que foi afastado, Fabio relaxou as medidas de prevenção em Alto Taquari, após o município ser avaliado como risco "Alto". Ele revogou o chamado lockdown para este sábado e domingo, mas proibiu a realização de eventos ou aglomerações em parques, praças e até mesmo em casas particulares. A cidade tem 11 casos confirmados, 32 suspeitos e 1 morte, segundo boletim da prefeitura deste sábado (25).

Marco deve ficar na prefeitura por pouco mais de 4 meses, caso não deseja se candidatar a prefeito. O vice já chegou a assumir a prefeitura por três meses, entre julho e outubro de 2019, após Fábio ser afastado pela Justiça por suspeita de receber R$ 1,7 mil em propina. Em novembro, cidadãos aptos a votar terão que ir as urnas, no dia 15 de novembro, escolher novos representantes.

Na sexta (24), Fábio Garbugio foi para Goiânia para atendimento hospitalar. Exames apontaram o comprometimento do pulmão devido ao coronavírus. Ele apresentou piora no sábado e precisou ser entubado uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI), mas não resistiu e veio a falecer. Ele tinha hipertensão - o que o colocava no grupo de risco a doença.