Enfermeira da Secretaria de Saúde participa de formação sobre Tele-Espirometria na UFMG

Nesta quarta e quinta-feira (24), a enfermeira e coordenadora do Centro Municipal de Saúde, Fabiane Campos, está participando das aulas práticas do curso de Tele-Espirometria na Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte. Em breve o exame será ofertado em Água Boa.

O curso foi ofertado pelo Tele Saúde de MG em parceria com a UFMG e Ministério da Saúde, com objetivo de oferecer ferramentas digitais que auxiliem o cuidado das pessoas com doenças respiratórias crônicas na Atenção Primária à Saúde.

Pref 2022 11 40

De acordo com a enfermeira, o projeto é de extrema importância e visa aumentar a oferta da realização de espirometrias por meio da capacitação de profissionais para realização dos exames e transmissão dos resultados pela plataforma de Tele Saúde, o que proporcionará uma importante ferramenta de apoio diagnóstico em pessoas com doenças respiratórias crônicas.

“Acredito que a oportunidade em participar deste treinamento tem grande importância na promoção da saúde da população de Água Boa e vai auxiliar no diagnóstico precoce e adequado das doenças respiratórias, e a espirometria é um exame inicial e básico para este fim. Portanto, deve estar acessível às pessoas que precisarem, pois o diagnóstico adequado leva a tratamentos corretos e resultados favoráveis quanto ao controle, por exemplo, da asma, DPOC, reduzindo os sintomas, crises agudas e internações hospitalares”, explicou Fabiane.

Foram treinados profissionais de MT, SE, PR, PA, BA, AC e MS e na oportunidade foi cedido ao município um aparelho espirômetro para que em breve esse exame seja ofertado à população.

Pref 2022 11 40c

Liberdade FM - ASCOM