Indígena de MT preso por golpismo pede desculpas a Lula e Moraes

O indígena de Mato Grosso José Acácio Serere Xavante    divulgou  nota pública, na manhã desta quinta (05),  pedindo perdão ao presidente da República   Lula  (PT) e ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes. No documento, ele reconhece que não houve fraude eleitoral e pede desculpas para ambos.

Serere Xavante, como é conhecido,  está preso desde o dia 12 de dezembro do ano passado por envolvimento em atos golpistas que pediam intervenção militar para impedir a posse de Lula.  Na noite da prisão, bolsonaristas incendiaram veículos e tentaram invadir a sede da Polícia Federal (PF) em Brasília. Os envolvidos foram alvos da Operação Nero, deflagrada pela própria PF.

“Peço, humildemente, desculpas ao povo brasileiro por eventuais declarações exageradas que fiz, ao criticar o sistema eleitoral brasileiro. Da mesma forma, peço desculpas ao Supremo Tribunal Federal; ao Tribunal Superior Eleitoral; ao presidente irmão Lula; ao irmão Alexandre; à minha família; à minha querida tribo Xavante; e, aos meus amados irmãos da nossa Igreja”, diz trecho  da nota pública.

O documento foi divulgado após rumores de que Serere teria sofrido uma parada cardíaca no Complexo Penitenciário da Papuda,  em Brasília. Um  dia antes, sua esposa Sueli Xavante, gravou vídeo dizendo temer por sua vida e pedindo ajuda para tirá-lo do sistema prisional.

Na nota pública, Serere Xavante reconhece que se  equivocou ao defender que houve fraude nas urnas eletrônicas durante as eleições presidenciais.  Segundo ele, não há indícios de alteração do resultado da votação que deu vitória a Lula.

“Defendi a tese da suposta fraude, com base em informações erradas, que me foram fornecidas por terceiros, que, agora, olhando para trás, vejo que estavam inteiramente desvinculadas da realidade”, completou.

Reprodução

Carta Serere Xavante

Serere Xavante também negou defender ruptura democrática. Na nota pública, garantiu que não acredita na violência como instrumento político.

“Não defendi e não defendo ruptura democrática, nem acredito em métodos violentos, e/ou qualquer tipo de violência, como método de ação política”,  completou.

Serere Xavante

Ele   é pastor evangélico, filiado ao Patriotas, e se candidatou  a Prefeitura de Campinápolis em 2020, obtendo votação pífia.  Antes de se converter ao cristianismo, cumpriu pena por tráfico de entorpecentes.

Liberdade FM - RD News