Governo adia para 3 de maio recadastramento de armas no Brasil

Mudança no prazo para recadastramento de armas aconteceu após reunião do ministro da Justiça com a bancada da bala da Câmara dos Deputados.

Após reunião do ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, com a bancada da bala da Câmara dos Deputados, na semana passada, o governo decidiu prorrogar em 30 dias o prazo para recadastramento das armas. De acordo com o Diário Oficial da União desta quarta-feira (29/3), agora os portadores de armamentos têm até 3 de maio deste ano para fazer a devida atualização.

O programa de cadastramento foi instituído pelo atual governo no mês passado para que se possa ter um controle maior sobre o arsenal que circula no país.

De acordo com a Polícia Federal, mais de 824 mil armas foram cadastradas desde fevereiro. Deste total, 782,3 mil são de uso permitido e 41,7 mil possuem calibre restrito.

 

Grupo de trabalho

O decreto, assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e por Dino, também inclui novos representantes no grupo de trabalho que discute o assunto. O GT terá integrante do Conselho Nacional de Segurança Pública e Defesa Social; de instituições sem fins lucrativos com atuação no tema, indicadas pelo Ministro de Estado da Justiça e Segurança Pública; da Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara dos Deputados; e da Comissão de Segurança Pública do Senado Federal.

 

Semana7 — Liberdade FM