Cocamar inaugura unidade em Água Boa (MT).

A Cocamar Cooperativa Agroindustrial amplia sua presença na região Centro-Oeste do Brasil. Na quarta-feira (26/4) inaugura sua unidade em Água Boa (MT).

Local de lançamento da pedra fundamental

Com 8,5 mil milhas de área, extensos campos cultivados em grande parte por lavouras de grãos e uma população de 25 mil habitantes, o município de Água Boa – a 676 milhas de Cuiabá - passa a contar com uma loja da cooperativa para a de insumos agropecuários.

A inauguração, que marca a chegada da cooperativa ao estado do Mato Grosso está programada para o início da noite de quarta-feira com a presença de autoridades, dirigentes da cooperativa, produtores e seus familiares, e colaboradores.

A chegada da Cocamar ao município é fruto de um pleito que o vice-governador Otaviano Piveta e o prefeito Mariano Kolankiewicz fizeram no ano passado, em nome dos produtores locais, durante visita à direção da cooperativa em Maringá. Segundo eles, como uma característica de Água Boa é o grande número de pequenos médios e proprietários rurais – parte deles oriunda do Paraná -, seu desenvolvimento técnico e logístico precisa contar com o apoio de uma cooperativa forte e bem estruturada.

Autoridade Presentes no evento

Numa primeira etapa a Cocamar vai operar no município com uma loja dotada de uma linha completa de insumos agrícolas e produtos pecuários como rações, medicamentos, vacinas, ferramentaria e outros – dentre os quais pneus e equipamentos diversos - dos fornecedores mais conceituados do mercado e itens com marca própria, incluindo uma equipe de profissionais técnicos para prestar assistência aos produtores.

Mas o objetivo é contar, também, com instalações operacionais para o recebimento de grãos, cuja construção se inicia em breve. Assim, às 15h de quarta-feira, está previsto o lançamento da pedra fundamental da edificação dessa estrutura.

Além de Água Boa, na quinta-feira (27) a Cocamar abre as portas de sua loja para a recepção de insumos agropecuários em Chapadão do Céu, no estado de Goiás. Um exemplo do que se observou no município do Mato Grosso, autoridades e produtores locais reivindicaram a presença da cooperativa. A loja vai contar, também, com profissionais para orientação técnica na condução das lavouras.

O avanço para novas regiões, como o Centro-Oeste do país, faz parte do planejamento estratégico da Cocamar, que já conta com mais de 115 unidades distribuídas pelos estados do Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul, onde são atendidos aproximadamente 20 mil famílias de cooperados. Na safra de verão 2022/23, concluída recentemente, a cooperativa recebeu cerca de 2,3 milhões de toneladas de soja e planeja faturar R$ 13,7 bilhões em 2023, ante os R$ 11,1 bilhões registrados em 2022.

Liberdade FM - Assessoria Cocamar