São Félix do Araguaia decreta lockdown e toque de recolher

Medidas do decreto nº 40/2020 visam combater a propagação do novo coronavírus no município

Na tentativa de conter a propagação do novo coronavírus, a prefeitura de São Félix do Araguaia (a 1.173 km de Cuiabá) decretou lockdown no município que já registra 179 casos confirmados e dois óbitos decorrentes da doença, conforme dados da Secretaria Estadual de Saúde desta segunda-feira (24). A decisão é uma das medidas de enfrentamento à pandemia contidas no novo decreto municipal nº 40/2020.

O lockdown entra em vigor a partir de hoje (24) e se estende até o dia 31 de agosto, podendo ser prorrogado. A medida proíbe a locomoção de qualquer cidadão no território de São Félix do Araguaia, com exceção para pessoas que trabalham em atividades consideradas essenciais ou em situação de urgência, sem acompanhantes e com a necessidade comprovada.

Os cartórios, bancos e lotéricas devem obrigatoriamente disponibilizar um funcionário que organize as filas visando manter o distanciamento seguro na área externa da unidade. Já eventos que envolvam qualquer reunião pública ou privada estão proibidos. 

Apenas atividades essenciais como os estabelecimentos que oferecem serviços hospitalares, veterinários, odontológicos, funerários, serviços de segurança pública e privada, hortifrutigranjeiros e centro de abastecimento de alimentos, distribuidores de água e gás, serviços de entrega domiciliar de alimentos e mercadorias (delivery), dentre outros, poderão funcionar atendendo as medidas de biossegurança e controlando o acesso de pessoas.

O decreto prevê ainda toque de recolher das 23h até as 5h do dia seguinte, bloqueios e interdições de vias públicas e blitz fiscalizatória na cidade, conforme orientação da Vigilância Sanitária, para garantir que as medidas sejam cumpridas pela população.

A prefeitura recomenda que a comunidade indígena evite visitar a cidade, com exceção para tratamento de saúde ou caso inadiável e urgente.

Anteriormente, a gestão de São Félix do Araguaia havia determinado apenas toque de recolher, no entanto, devido ao crescimento dos casos de contaminação e diversas denúncias de descumprimento de medidas de isolamento, a prefeitura decidiu adotar medidas mais rígidas.   

 

Liberdade FM / Semana 7