Dr. Eugênio destaca curso de enfermagem indígena inédito no Brasil e no mundo como essencial para a educação e saúde das etnias

O deputado Dr. Eugênio de Paiva (PSB) participou da abertura da aula inaugural do curso inédito no Brasil de Enfermagem Indígena Intercultural, no campus da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), em Barra do Bugres, nesta segunda-feira (13/11).

Ele destacou durante o evento a formação dos 50 alunos da turma como prioridade para formação e prevenção da saúde indígena. Eles devem se formar em 2028. Foram atendidos 41 das 46 etnias do Estado entre os alunos.

O Dr Eugênio destinou 50 kits de materiais aos alunos do curso (jaleco, instrumentos de trabalho, entre outros). O curso é uma parceria entre a Unemat e a Secretaria de Estado de Saúde (SES), que financia o curso na Faculdade Indígena Intercultural (Faindi/Unemat).

“Hoje nós vimos a primeira turma no mundo de alunos exclusivamente indígenas. Eu trabalho há 26 anos com os povos indígenas e hoje é um dia histórico para todos nós”, comemorou.

O deputado destacou o pioneirismo da universidade estadual na implantação do curso. “Esse curso que a Unemat implantou é extremamente importante para nós saldarmos uma dívida histórica com os povos indígenas”, relembrou.

O deputado relatou outras ações que tem feito a favor dos indígenas. “Neste segundo mandato, criamos a Frente Parlamentar em Defesa dos Povos Indígenas, da qual sou presidente, e estamos atuando para debater a saúde indígena em Mato Grosso e especificamente no Araguaia”.


Formação indígena

A reitora da Unemat, Vera Maquêa, destacou que há mais de 20 anos a universidade forma professores indígenas em licenciaturas, de forma inovadora e inédita. E o projeto pioneiro foi base para avançar com o atual curso.

“Este dia ficará na história da Unemat e do nosso país como aquele que iniciou o primeiro curso de enfermagem indígena no mundo”, disse.

“A Unemat foi a primeira universidade a estabelecer cotas para pessoas pretas, pardas, povos indígenas. Aprimoramos essa inclusão”, afirmou a reitora emocionada. “A Unemat é a universidade dos povos indígenas do Brasil”, reforçou a reitora.

Dr. Eugênio também relatou sobre a formação dos povos originários durante sua carreira. “Participei há 20 anos da formação da primeira turma de técnicos em enfermagem em São Paulo, exclusivamente indígena, e depois disso nada mais aconteceu”, contou.

“Tenho histórico na defesa dos povos indígenas desde que cheguei em Mato Grosso em 1997 como médico. O Hospital Regional de Água Boa, onde atuei, criou uma unidade específica para atendimento aos povos indígenas, como os Xavante”, completou Dr. Eugênio.

A reitora ainda agradeceu a parceria com a Prefeitura de Barra do Bugres, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), de Saúde (SES) e de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), parceiras da Unemat no curso.

Liberdade FM - Assessoria