Após reajustes a policiais, professores sobem tom contra o governo Lula

Apesar de já estarem pressionando o governo ao lado das demais entidades, professores que são servidores federais estão subindo o tom após as notícias dos reajustes concedidos aos agentes da Polícia Federal (PF) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Concluído após meses de negociação e assinado nos últimos dias de 2023, o termo firmado com as duas corporações prevê que os aumentos salariais serão repassados em parcelas, programadas para agosto de 2024, maio de 2025 e maio de 2026. As correções variam entre 1% até mais de 22%, a depender do cargo e da classe.

De forma geral, em 2024, os reajustes salariais vão variar entre 3% a 22%. Em 2025, serão acertos de 5% a 22%. Isso significa que o ganho de delegados e peritos criminais poderá chegar a R$ 41 mil no fim da carreira.

A comparação entre as classes gerou intensa reação nas redes sociais, com pessoas dizendo que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) busca atrair as forças de segurança com fins eleitoreiros e esquece de quem o apoiou nas últimas campanhas. Com perfil conservador, as forças de segurança ficaram mais próximas ideologicamente do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Houve quem ironizasse que categorias que bloquearam estradas para “apoiar a tentativa de golpe do Bolsonaro no dia da eleição” receberam aumento expressivo, enquanto os servidores de educação e saúde não foram atendidos em suas demandas.

Liberdade FM - Metropoles