Bombeiros e Sema de Confresa realizam soltura de tuiuiú e tucanos na natureza

A equipe do Corpo de Bombeiros Militar em apoio a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), realizou, na sexta-feira (16) a soltura de duas aves silvestres que haviam se recuperado em uma clínica da cidade de Confresa após terem sido resgatadas.

Conforme apurou o site Olhar Alerta, foi feito breve exame nos animais e, posteriormente, eles foram levados à uma região rural nas proximidades de Porto Alegre do Norte, onde foram soltos.

A soltura foi realizada pelas equipes das duas instituições.

Tuiuiú

O tuiuiú é uma ave ciconiiforme da família Ciconiidae. Também conhecido como jaburru, jaburu, tuim-de-papo-vermelho (no Mato Grosso e Mato Grosso do Sul) e cauauá (no Amazonas). O tuiuiú é considerado a ave-símbolo do Pantanal, onde é a maior ave voadora. No sul do Brasil, é conhecido principalmente como jabiru, enquanto que o nome tuiuiú é usado para designar o cabeça-seca (Mycteria americana).

O tuiuiú é uma ave pernalta, tem pescoço nu, preto, e, na parte inferior, o papo também nu e vermelho. A plumagem do corpo é branca e a das pernas é preta. Ele chega a ter 1,4 metro de comprimento, 1,60 de altura e pesar 8 kg. Pode chegar a quase 3 metros de envergadura (medida de uma ponta da asa aberta à outra). O bico tem 30 cm, é preto e muito forte e a fêmea, geralmente, é menor que o macho.

É uma cegonha; como tal, voa com seu pescoço e pernas esticados, ao contrário das garças e seus pescoços encolhidos durante o voo.



Tucano

Tucano é um nome popular usado para se referir a diferentes aves da família Ramphastidae que apresentam um bico grande e com cores vibrantes.

Tucano é uma ave pertencente à família Ramphastidae, que engloba animais com bico longo, colorido, cortante e leve. Esses animais ocorrem apenas no Neotrópico, distribuindo-se do México à Argentina. Alimentam-se de frutos, entretanto, esse não é o único alimento de sua dieta; também ingerem jovens de outras espécies de aves, ovos e pequenos artrópodes, como gafanhotos e cigarras. Ao se nutrir de frutos e espalhar as sementes pelo ambiente, os tucanos atuam no processo de dispersão de sementes, sendo, portanto, fundamentais na regeneração de florestas.

Liberdade FM - Redação Olhar Alerta