MT é o estado da Amazônia Legal que mais desmatou no 1 bimestre de 2024

Mato Grosso é o estado da Amazônia Legal que mais desmatou no primeiro bimestre deste ano. De acordo com dados do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), divulgados nesta segunda-feira (18), 32% do total da área foi derrubada no estado. Essa porcentagem representa 63 km².

A Amazônia Legal corresponde a 59% do território brasileiro e engloba a área de nove estados (Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins e parte do Maranhão).

Segundo a pesquisa, o avanço do desmatamento em Mato Grosso ocorre, principalmente, por conta da expansão agropecuária. O estado tem seis municípios que integraram o ranking dos 10 que mais destruíram a floresta em janeiro ou fevereiro. São eles:

Feliz Natal
Nova Maringá
Juína
Juara
Marcelândia
Canarana
Segundo a pesquisa, Marcelândia e Canarana tiveram o mesmo índice de desmatamento e apareceram nos rankings de janeiro e fevereiro.

Veja abaixo o ranking dos municípios da Amazônia Legal que mais desmataram em cada mês:

Janeiro 2024

Rorainópolis (RR) - 8 km²
Caracaraí (RR) - 8 km²
Canta (RR) - 4 km²
Iracema (RR) - 4 km²
Ipixuna do Pará (PA) - 3 km²
Marcelância (MT) - 3 km²
Feliz Natal (MT) - 3 km²
Canarana (MT) - 3 km²
São Félix do Xingu (PA) - 2 km²
Porto dos Gaúchos (MT) - 2 km²


Fevereiro 2024

Novo Aripuanã (AM) - 10 km²
Nova Maringá (MT) - 8 km²
Apuí (AM) - 6 km²
Caracaraí (RR) - 6 km²
Juína (MT) - 5 km²
Juara (MT) - 4 km²
Cantá (RR) - 4 km²
Marcelândia (MT) - 4 km²
Canarana (MT) - 4 km²
São Félix do Xingu (PA) - 4 km²

Em relação ao tamanho das áreas desmatadas em comparação com os outros estados da Amazônia Legal, os que estão em primeiro do ranking são Mato Grosso, com 32%; Roraima, com 30% e Amazonas, com 16%. Juntos, eles somam 152 km² de florestas derrubadas no bimestre, que corresponde a 77% de toda a destruição detectada na Amazônia.

Apesar de liderar o ranking, Mato Grosso teve uma diminuição da área desmatada, se comparada com o primeiro bimestre de 2023. No ano passado, foram registradas 242 km² de floresta derrubada. Com isso, houve uma queda de 74%.

Redação: Liberdade-FM (Ascom)