Mato Grosso tem salto na geração de emprego em janeiro e lidera no Centro-Oeste

Mato Grosso é destaque no Centro-Oeste na geração de empregos. Com saldo de 17.253 novos postos de trabalho, o estado representa, sozinho, 43,1% do total de empregos gerados no primeiro mês de 2024 na região central do Brasil (40.026). Os dados do Novo Caged, divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e analisados pelo Instituto de Pesquisa e Análise da Fecomércio Mato Grosso (IPF-MT), mostram que o valor atual ainda é 4,37% maior que o saldo verificado no mesmo período de 2023.

 

O resultado atual também é melhor quando comparado ao saldo de dezembro de 2023, em que o índice fechou negativo em 12.347, ou seja, com mais desligamentos do que admissões, situação semelhante ao verificado no mês de novembro, onde o saldo ficou negativo em 7.445.

 

O presidente da Fecomércio-MT, José Wenceslau de Souza Júnior, salienta que o bom índice no primeiro mês do ano foi puxado pelo agronegócio. “É possível observar que em Mato Grosso, o saldo positivo é reflexo da maior parte dos empregados em municípios com economia voltada ao agronegócio, o que pode estar atrelado ao período de algumas culturas, que favorecem as contratações no período”.

 

Redação: Liberdade FM (Ascom)