Semeadura de milho em MT chega ao fim

Os trabalhos de semeadura do milho segunda safra 2023/24 estão encerrados em Mato Grosso. Nesta safra as lavouras ocuparam  6,94 milhões de hectares no estado, 7,31% % a menos que na temporada passada. Os números são do Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea).

Nesta safra o ritmo do plantio foi mais rápido que em anos anteriores, refletindo o início antecipado do cultivo. No ano passado, nesta mesma época, os agricultores tinham semeado 99,06% da área prevista. A média histórica para o período é de 99,71%. Segundo o Imea, mais de 90% das áreas de milho foram cultivadas dentro da janela considerada ideal.

Com a conclusão desta etapa, a atenção dos agricultores para as próximas semanas volta-se para as condições climáticas, uma vez que são fatores decisivos para o desenvolvimento da cultura. Principalmente, para a definição da produtividade do cereal. 

Segundo as previsões do NOAA (satélite meteorológico), é esperado que a maior parte do estado receba chuvas, nesta semana, acima dos 75 mm, podendo chegar até 135 mm em algumas regiões. 

Conforme os últimos dados do relatório de oferta e demanda do Imea, a produtividade média estimada para esta segunda safra deve girar em torno de 103,86 sacas por hectare, queda de 11,08% quando comparada com a passada.

Se confirmada, a produção tende a ser de 43,28 milhões de toneladas, 17,58% abaixo da colhida na safra de 2022/23 que fechou em cerca de 51 milhões de toneladas.

Redação : Liberdade FM (Ascom)