Mato Grosso registra seis mortes por dengue e mais de 9 mil casos

Mato Grosso registrou seis mortes por dengue e outras oito estão em investigação. Até o momento, foram registrados 9.593 casos em 2024, segundo o painel epidemiológico do Ministério da Saúde. 

O informe ainda revela que os meses de janeiro e fevereiro deste ano tiveram mais casos, se comparados ao mesmo período de 2023.

No primeiro mês, o aumento foi de 42,7%, enquanto em fevereiro foi de 67,9%. Março ainda é contabilizado, mas os números de transmissão chegaram a 3.342 casos.

Conforme os dados do Ministério da Saúde, o público feminino tem sido mais afetado pela doença, sendo 55,2% dos registros. Quanto à faixa etária, a idade de 20 a 29 - tanto homens quanto mulheres -, forma o maior grupo de infectados.

 

Perigo da infestação

No início do mês, foi divulgado um levantamento da Secretaria de Estado de Saúde sobre a infestação do Aedes aegypti, mosquito responsável por transmitir dengue, chikungunya e zika. 

A pesquisa apontou que 39 cidades de Mato Grosso, entre elas Cuiabá e Várzea Grande, estão em situação de risco de infestação, com presença de larvas do mosquito excedendo o limite razoável, e outros 59 municípios estão em alerta.

 

Como se proteger

A dengue e a chikungunya são transmitidas pela picada do mosquito Aedes aegypti. Por isso, a melhor forma de evitar a transmissão é combater sua proliferação.

Eliminar possíveis locais de armazenamento de água, manter a caixa d'água fechada e encher até a borda os pratos das plantas com areia são medidas importantes.

Além disso, colocar no lixo todo objeto não utilizado que possa acumular água e manter as calhas limpas são recomendações dos especialistas, além do uso pessoal de repelente.

Redação: Liberdade FM (Ascom)