Mato-grossenses veem risco de contágio de corona vírus entre mesários e eleitores

Em meio a muitas incertezas sobre o COVID 19, as eleições municipais agora tem data definida: o primeiro turno será no dia 15 de novembro. O segundo turno, por sua vez, ficou marcado para o dia 29 de novembro.

A votação levantou suspeitas em muitas pessoas, visto que estamos passando por uma pandemia da covid-19. Diante disso, o   quis saber de seus leitores: “Os eleitores têm segurança para votar no meio de uma pandemia?”. Com resultados acirrados, a maioria dos votantes demonstrou estar apreensiva com a contaminação.

De acordo com 38% dos eleitores, a resposta é “não, vejo muitos riscos de contágio entre mesários e eleitores”. Em seguida, 31% votaram que “sim, acredito que a Justiça Eleitoral vai agilizar as medidas biossegurança para todos os envolvidos”. Em um empate, 31% também disse que “o correto é estender os mandatos e deixar a eleição para quando passar a pandemia”.

A votação nas eleições de 15 de novembro próximo ocorrerá das 7h às 17 horas em Mato Grosso. Com uma hora a mais, a justiça eleitoral também estipulou que das 7h às 10 horas, os eleitores com mais de 60 anos terão preferência para votarem. A medida se deve por conta da pandemia do novo coronavírus, sendo que as pessoas com mais de 60 anos são consideradas grupo de risco.

Campanha do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) buscou incentivar a inscrição voluntária de mesários, para garantir o trabalho no dia da votação. A ideia é que o pleito ocorra com proteção necessária para reduzir os riscos de contaminação.

Na comparação com números das Eleições Gerais de 2018, o aumento da procura de eleitores dispostos a trabalhar nas Eleições Municipais de 2020 também é expressivo. O Tribunal Regional Eleitoral pernambucano registrou um aumento de 78,48% entre os dois anos: de 16.808 em 2018 para 30 mil mesários voluntários em 2020.

 

Liberdade FM / AMZ Notícas