Estudos comprovam que não há necessidade de Semáforos em Água Boa

Engenheiro Civil da Prefeitura Municipal, Marcelo Alves, concedeu entrevista a Celso Blemer do jornal Liberdade News e explicou à população o processo e os resultados do estudo sobre a implantação de semáforos no Município de Água Boa. 
 
Marcelo afirmou que “Quando começamos a analisar a possibilidade de instalar semáforos em Água Boa, focamos especialmente nas áreas com alto fluxo de veículos, como as rotatórias, que são pontos-chave para o tráfego na nossa cidade. Realizamos uma observação detalhada, principalmente durante os horários de pico, para entender se os semáforos seriam realmente benéficos para o controle de tráfego e para aumentar a segurança nas vias. O que descobrimos foi bastante interessante.

Mesmo nos horários mais movimentados, o volume de tráfego não justificava a necessidade de semáforos. Se considerarmos a instalação de semáforos em um cruzamento com quatro vias, cada luz deveria ficar verde por no mínimo 40 segundos. Isso significa um ciclo completo de 160 segundos, ou seja, mais de dois minutos e meio para que todos os lados tenham a chance de avançar. Surpreendentemente, o tempo de espera que observamos durante os períodos de maior fluxo foi bem inferior a esse intervalo.

Portanto, com base em nossa análise, concluímos que a instalação de semáforos, dadas as condições atuais de tráfego, não apenas é desnecessária, mas também poderia comprometer a fluidez do tráfego, introduzindo atrasos significativos para os motoristas. 

Assim, decidimos que manter as rotatórias sem adicionar semáforos é a abordagem mais eficiente para nosso município, garantindo que o tráfego continue fluindo de maneira eficaz e segura."

Ouça a reportagem no link: https://www.facebook.com/liberdadefmab/videos/734840625166283/

Audiência pública aconteceu 29 de março 2023, no Plenário da Câmara Municipal.

 

Empresa responsável pelo estudo: IMTRAFF Engenharia e Mobilidade Empresa de Belo Horizonte MG.