Politec obtém primeiras identificações de suspeitos de crimes com uso de tecnologia biométrica

A Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) obteve os primeiros resultados positivos de identificação técnica de suspeitos de crimes a partir de confrontos entre vestígios papilares coletados em locais de crime e impressões digitais de suspeitos indicados por meio do Sistema Automatizado de Identificação Biométrica (ABIS).

O software foi disponibilizado à Politec via Acordo de Cooperação Técnica celebrado entre a Polícia Federal e a Secretaria de Estado de Segurança Pública. O acordo tem como objeto o desenvolvimento e o compartilhamento de tecnologias, de informações e de recursos de informática, com o intuito de alcançar harmonização, extração, análise e difusão de sistemas, dados e informações.

Os fragmentos de impressões digitais coletados nos materiais examinados foram inseridos no Sistema ABIS e, após tratamento das imagens e marcação das minúcias foram enviados para pesquisa em combinações com todos os registros disponíveis, identificando, após processamento e análise do Perito Oficial Criminal, dois autores do crime.

A gerente de perícias de Impressões de Pele, Perita Oficial Criminal Vanessa Gonçalves, destaca a importância da tecnologia para a resolução de crimes e avanço para as perícias criminais. “Levando em consideração que os vestígios de impressões papilares recebidos pela seção, presentes em materiais coletados em cenas de crimes que poderiam identificar os suspeitos, ficavam arquivados e somente eram submetidos ao confronto papiloscópico quando a autoridade policial indicava o suspeito. Agora, com a adesão ao ABIS, todos os vestígios recebidos e arquivados poderão ser inseridos no sistema, auxiliando assim, na indicação de autoria de diversos crimes no Estado’’, citou Vanessa.

Liberdade/Politec