Maior presença de fêmeas é responsável pelo aumento de abates em MT

Mato Grosso abateu, de janeiro a março deste ano, 1,76 milhão de bovinos. Os dados são do Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea-MT). A grande presença de fêmeas nas indústrias, até agora, leva o primeiro trimestre de 2024 a fechar com maior volume de abates para o período.

O valor é 30,88% superior ao mesmo período do ano passado e o maior volume já registrado para a mesma época, sendo 43,15% acima da média histórica de 1,22 milhão de cabeças.

As fêmeas foram as principais propulsoras desse crescimento com 951,15 mil cabeças abatidas. Um aumento de 44,56% no comparativo anual.

Ainda, as fêmeas em idade reprodutiva, ou mais que 24 meses, representaram 76,32% do total de fêmeas abatidas no primeiro trimestre de 2024, resultado do abate das fêmeas não emprenhadas na estação de monta.

A perspectiva para o segundo trimestre, é de redução na participação de fêmeas nos abates do estado, visto que historicamente foram apenas seis vezes, em 21 anos, que a participação de fêmeas nos abates totais no segundo trimestre superam o primeiro trimestre, segundo o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).

Liberdade FM/Canal Rural