CNI registra alta da confiança na indústria

índice aumentou em todos os 30 setores pesquisados

O índice de confiança do empresário industrial cresceu em setembro. Em todos os 30 setores pesquisados o índice de confiança aumentou. Em 19 deles, a expectativa é maior que em setembro de 2019.

A pesquisa foi divulgada pela Confederação Nacional da Indústria nesta segunda-feira. O índice de confiança é calculado em uma escala de 0 a 100, sendo que os valores acima de 50 indicam confiança no setor.

A indústria de transformação atingiu 62 pontos de confiança, com alta pelo quinto mês consecutivo. Em abril, no auge da pandemia, o setor registrava 34 pontos de confiança.

Os setores de transformação que registraram maior confiança são os de produtos de borracha, com 67 pontos, móveis, produtos minerais não metálicos e produtos plásticos, com 65 pontos.

Já os setores menos confiantes foram as obras de infraestrutura, com 52 pontos; impressão e reprodução de gravações e equipamentos diversos de transporte, com 55 pontos.

A construção civil alcançou crescimento de mais de 2 pontos, chegando a 56 de confiança. O índice do setor também registra a quinta alta consecutiva.

Na média, as grandes indústrias estão mais confiantes, com 62 pontos, seguido das médias, com 60, e das pequenas, com 59 pontos.

A pesquisa foi feita com mais de 2 mil empresas de pequeno, médio e grande porte, entre os dias primeiro e 14 de setembro.

Edição: Sumaia Villela

Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br