Ritmo da colheita nas lavouras de milho é maior que nos últimos cinco anos

Mato Grosso colheu até sexta-feira (21), 37,75% dos 6,99 milhões de hectares destinados ao milho segunda safra. O avanço semanal é de 15,54 pontos percentuais, de acordo com o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea). 

O ritmo nas lavouras está acelerado quando comparado com a safra anterior que, no mesmo período, tinha colhido 19,24% e maior que a média dos últimos cinco anos de 27,41%.

Em relação às regiões, a médio-norte segue a mais adiantada. Por lá, as máquinas já passaram por 49,11% da área destinada ao cereal. Já na oeste, em 46,56%. A região sudeste do estado, continua como a mais atrasada com 21,81% da área colhida. 

O agricultor Zilto Donatello já está com cerca de 70% da área colhida na sua propriedade e comenta que  a sua projeção nesta safra, está melhor que na temporada passada. 

“A questão climática, no ano passado, atrapalhou a colheita e neste ano foi melhor para mim. A expectativa é melhor, principalmente, pelos investimentos. Pretendiamos colher entre 120, 125 sacos e nós estamos batendo 135 sacas por hectare. Está superando a produtividade em vista dos investimentos que fizemos”, concluiu Zilto.

Liberdade FM/CanalRural