Vereadores de Agua Boa e Canarana visitam aterro sanitário de Água Boa

No dia 23 de março de 2021, os vereadores de Água Boa, Adelar Fusinato (Bibelô)/DEM e Demilson Augusto de Carvalho (Bicho)/PSB, juntamente com a ex-vereadora Neusa Mourão e alguns vereadores do município de Canarana, estiveram visitando o aterro sanitário de Água Boa, que está em funcionando desde o mês de dezembro de 2020.

O aterro sanitário é uma obra de engenharia projetada sob critérios técnicos, cuja finalidade é garantir a disposição correta dos resíduos sólidos urbanos que não puderam ser reciclados, de modo que os descartes não causem danos à saúde pública ou ao meio ambiente.
 

Vereadores visitaram o aterro em vários pontos.

No momento, somente o munícipio de Água Boa está fazendo a destinação dos resíduos sólidos para o aterro sanitário, com um volume médio de 530 toneladas/mês.

O vereador Bibelô destacou a importância de investir na destinação correta dos resíduos sólidos. “A Lei 14.026, de 15 de julho de 2020, determina que todas as cidades devem ter um plano municipal relacionado ao saneamento, e Água Boa saiu na frente, cumprindo essa lei.

A obra do aterro sanitário foi iniciada na gestão passada e está em pleno funcionamento, como também o projeto da coleta seletiva de lixo, que já está sendo implantado no município. Isso é investir em saúde pública. ” Disse Bibelô.
 

Caminhão da empresa que recolhe o lixo da cidade de Agua Boa manobrando para descarregar.

A referida lei é o novo marco legal do saneamento e determina que os municípios com população inferior a 50.000 habitantes têm que se adequar até 2 de agosto de 2024.
 

Outros municípios do Médio Araguaia estão analisando a viabilidade para iniciar o processo, através de consórcio. Segundo os vereadores de Canarana, que estiveram presentes na visita, a dificuldade é exatamente em relação ao custo de transporte, devido à grande distância do município até o aterro, sendo 120 km.
 

O aterro sanitário de Água Boa é um empreendimento controlado pela empresa Saraguaia Saneamento Ambiental do Araguaia Ltda, compreendendo uma área total de 50 hectares. De acordo com a Gerente Administrativa/Operacional Franciele Maria de Souza, o aterro tem capacidade de 100 toneladas/dia, vida útil de 20 anos, podendo ser ampliado, e contém 10 lagoas onde ocorre a remoção da carga orgânica do chorume. O solo é corretamente impermeabilizado e são realizados todos os monitoramentos obrigatórios exigidos pela SEMA-MT.

Liberdade FM - ASCOM Câmara Municipal