Indígenas da etnia Xavante realizam rituais tradicionais

Indígenas Xavante, do estado de Mato Grosso, realizaram dois importantes rituais tradicionais para as comunidades da etnia: o ritual Danhõno, de iniciação à vida adulta, e o Darini, rito que marca o início da vida espiritual de jovens nas aldeias. As cerimônias ocorreram nas Terras Indígenas Marechal Rondon, Parabubure, Sangradouro e São Marcos, envolvendo a participação de cerca de 4 mil indígenas dos municípios mato-grossenses de Barra do Garças, Campinápolis, General Carneiro e Santo Antônio do Leste.

Entre as aldeias que recentemente promoveram os eventos estão: Arimateia, Água Limpa, Aldeona, Buritizal, Campinas, Campos Belos, Chão Preto, Estrela, Novo Paraiso, Sucuri, Tsorempre, Namunkurá, Nossa Senhora Guadalupe e São Marcos. A prática de cerimônias ritualísticas, além de reforçar a cultura e identidade dos indígenas Xavante nas comunidades, contribui para o resgate de saberes ancestrais e fortalecimento dos vínculos sociais entre jovens e anciões.

Os rituais acontecem de forma alternada nas diferentes aldeias, sendo também fonte de transmissão de valores e da ética social às gerações mais novas. A Funai apoiou a realização das iniciativas por meio da Coordenação Regional Xavante, unidade descentralizada do órgão localizada no município de Barra do Garças (MT), e da Coordenação Gênero e Assuntos Geracionais e Participação Social (Cogen), que integra a Coordenação-Geral de Promoção da Cidadania (CGPC) da Diretoria de Promoção ao Desenvolvimento Sustentável (DPDS) da fundação.

LIberdade FM - Assessoria FUNAI