Ponte da Integração José Monteiro Guimarães foi inaugurada neste sábado (3)

A inauguração da ponte de integração José Monteiro Guimarães aconteceu no último sábado (3), o evento contou com a presença de representantes do governo do estado de Mato Grosso, como o Secretário da Casa Civil Rogério Galo e Marcelo Padeiro a frente da SINFRA.

Vários prefeitos também compareceram, como o Prefeito de Cocalnho Márcio Baco, de Nova Nazaré Salgadinho e de Água Boa Dr. Mariano Kolanliewicz, alem de lideranças políticas da região como vereadores empresários e a população.

Autoridades presentes no evento

O momento de inauguração foi emocionante, uma carreta carregada com calcário foi escolhida para realizar a primeira travessia, sobre o vão de aproximadamente 460 metros de extensão.

O primeiro caminhão bitrem carregado com calcário atravessando a ponte

Em virtude de vedações legais, uma vez que disputa o pleito de 2022, o governador Mauro Mendes não pode participar, porém, em suas redes sociais, Mauro Mendes (UB) afirmou, "não pude estar presente, mas estou aqui muito feliz de fazer parte dessa grande conquista".

Na oportunidade foi servido um almoço a todos o presentes que compareceram para acomanhar a solenidade de inauguração.

No cardápio, boi no rolete. 

Obra

Iniciada em 2020, a construção da ponte foi considerada fundamental para o desenvolvimento da região do Médio-Araguaia, bem como assegurar a dignidade aos milhares de caminhoneiros que dependiam de balsas para realizar a travessia. Com a obra, o município de Cocalinho passa a ter uma ligação por asfalto com o restante do Estado.

Cerca de R$ 88 milhões foram investidos pelo Governo de Mato Grosso na construção da ponte que marcará o início de uma nova fase para a região de Cocalinho, Nova Nazaré e o Vale do Araguaia.

 

Projeto de Lei 

O Projeto de Lei n° 483/2022, que denomina oficialmente a obra com o nome “Ponte da Integração 'José Monteiro Guimarães', foi aprovado em segunda votação, na sessão plenária da última quarta-feira (31), e segue agora para sanção do governador. 

Como justificativa da proposta, o nome da personalidade homenageada foi escolhido de forma democrática, com a realização de uma enquete oficial e transparente, na qual a alternativa “José Monteiro Guimarães" sagrou-se vencedora com 40,54%  dos votos (3726 votos).

José Monteiro Guimarães

O homenageado, José Monteiro Guimarães nasceu em 27 de janeiro de 1926. Chegou a Mato Grosso no ano de 1972 com o surgimento da Fazenda Rio Bravo, hoje pertencente ao município de Cocalinho. Antes da mudança com a família, ele já havia mandado construir uma embarcação que seria utiliada para compra de alimentos, combustível e medicamentos para os municípios ao redor. O barco era denominado 'Samurai' e trafegava aproximadamente 200 km pelo Rio das Mortes. Doou cerca de 5 hectares para construção de casas, escola e igreja dando início à Vila da Balsa. Construiu a Escola Municipal, atendendo cerca de 40 alunos.

Família Monteiro Guimarães ladeada com representantes do governo do estado