Senar realiza Mutirão Rural na região do Araguaia

O Programa Mutirão Rural iniciou nesta quarta-feira (21.06) a rota que passará pelos municípios de Canarana, Cocalinho, Nova Xavantina e Água Boa. A iniciativa do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT), Sindicatos Rurais e parceiros leva serviços às comunidades rurais do estado, graças aos recursos do produtor rural.

Dentre as ações disponíveis estarão consultas odontológicas e médicas, aferição de pressão arterial, corte de cabelo, plastificação de documentos, consultorias jurídicas, dentre outros. Os interessados em participar devem apenas comparecer ao local do evento com antecedência.



Em funcionamento há 25 anos, o programa surgiu da necessidade de regularizar a documentação de moradores da zona rural. “Ao longo dos anos, foram firmadas novas parcerias para atender as demais necessidades da população rural do estado, sem que ela precisasse se deslocar aos grandes centros”, afirmou a supervisora do Mutirão Rural, Rafaeli Leite.

Em 2023, o Programa já realizou 34 mil atendimentos e beneficiou 5 mil moradores de comunidades rurais de Mato Grosso. “Unimos forças com o poder municipal, parceiros e Sindicato Rural local para atender as pessoas da melhor forma possível, levando a resolução de problemas para a população rural”, destacou Rafaeli.

Neste ano, participam como parceiros a Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT), Defensoria Pública, Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), Federação dos Trabalhadores na Agricultura em Mato Grosso (Fetagri) e Sicredi.

Programação
21/06/2023 SR Canarana – Município Canarana – Vila Matinha – EMEB Viriato Correia;
24/06/2023 SR Cocalinho – Município Cocalinho – Fazenda Rio Cristalino;
26/06/2023 SR Nova Xavantina – Município Nova Xavantina – Nova Canaã do Leste (P.A. Safra) – Escola Municipal São João;
27/06/2023 SR Água Boa – Município Água Boa – P.A. Santa Maria – Escola Municipal Profª. Simone Fernandes.

Liberdade FM - Água Boa News