Saiba quais municípios de MT podem aumentar o número de vereadores a um ano das eleições 2024

Com base no Censo do IBGE, o G1 fez um levantamento considerando o aumento populacional de todos os municípios do estado e as regras da Constituição.

A um ano para as eleições municipais, Mato Grosso tem 20 municípios que podem aumentar o número de cadeiras na Câmara de Vereadores, considerando o crescimento populacional apontado pelo Censo 2022, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) neste ano. Na última quinta-feira (21), a Câmara Municipal de Cuiabá apresentou um projeto e aumentou de 25 para 27 o número de parlamentares.

 

Em 2024, os eleitores devem votar para eleger prefeitos, vice-prefeitos e vereadores. Os municípios podem aprovar a ampliação de cadeiras nas câmaras até o fim deste ano. As novas vagas já estarão valendo para as eleições e a posse dos eleitos será em janeiro de 2025.

 

g1 fez um levantamento considerando o aumento populacional de cada município. Das 141 cidades de Mato Grosso, 91 tiveram crescimento no número de habitantes. No entanto, apenas 20 cresceram o suficiente para pedir o aumento de vereadores, devido as faixas de número máximo permitido, segundo a Constituição.

 

Confira quais municípios podem aumentar o número de vereadores:

Querência - MT

Dos 20 municípios citados acima, quatro já aprovaram o aumento: Alta Floresta, Cuiabá, Nova Mutum e Querência. Porém, em Nova Mutum, a Câmara informou que o projeto já havia sido considero antes do Censo do IBGE e que, por isso, serão 13 vereadores para as eleições do ano que vem.

Campo Novo do Parecis e Lucas do Rio Verde também apresentaram a proposta, mas foi reprovada. A maioria dos vereadores votaram para manter o número atual. Com isso, as duas cidades seguem com nove vagas para as eleições 2024.

Outros oito municípios informaram que estão em fase de discussão e avaliam se será apresentado algum projeto em relação ao acréscimo de parlamentares. São eles: Cáceres, Diamantino, Matupá, Peixoto de Azevedo, Primavera do Leste, Sinop, Sorriso e Tangará da Serra.

Já Brasnorte, Confresa, Juara e Pontes e Lacerda nem a chegaram a discutir sobre a possibilidade.

Liberdade FM - G1 MT