Secretaria de Saúde de MT volta a recomendar uso de máscaras; epicentro está na Bolívia

A Secretaria de Estado de Saúde (Ses-MT) divulgou um comunicado para as unidades de saúde da rede para que voltem a ser utilizadas máscaras nas dependências desses estabelecimentos. Trata-se de uma medida preventiva diante do aumento no número de casos de covid-19 em Mato Grosso.

A medida já havia sido adotada pela prefeitura de Cáceres (225 km de Cuiabá), que voltou a recomendar o uso de máscaras em unidades do sistema de saúde do município após o aumento de novos casos de Covid-19. A medida é válida para todos os locais de atendimento ao público de modo facultativo. A cidade é próxima da fronteira com a Bolívia, onde há surto de Covid-19, com mais de 5 mil casos, segundo apurou a reportagem.

Conforme o comunicado da SES, a recomendação é que os profissionais de saúde, visitantes e acompanhantes que visitam as unidades (enfermarias, quartos, unidades de terapia intensiva, unidades de urgência e emergência, corredores, laboratórios e outros) utilizem o equipamento de proteção individual.

Essas recomendações são do setor da Vigilância em Saúde da Secretaria de Saúde do estado, que monitora o avanço da doença em todas as regiões de Mato Grosso.

O aviso também ressalta a importância da vacinação, considerada a principal medida de prevenção contra as formas graves da doença.

Até o dia 23 de janeiro, o aumento no número de casos foi de mais de 70% comparado com o mês de dezembro de 2023.

Além disso, várias cidades estão com classificação de risco considerado alto ou muito alto, entre elas: Matupá, Apiacás, São Félix do Araguaia, Nova Santa Helena, Indiavaí, Lucas do Rio Verde, Conquista D’Oeste, Nova Lacerda e Castanheira. 

Liberdade FM - Agência da Notícia