No Carnaval, número de mortes por covid sobe para 31 em MT

O número de mortes por covid-19, em Mato Grosso, subiu para 31 durante o período de Carnaval. Além disso, o número de casos confirmados da doença já ultrapassa 12,6 mil. Os dados são do Painel Covid, atualizado diariamente pela Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES-MT).

Das 31 mortes registradas, 29 vítimas residiam em Mato Grosso, outras duas moravam em outro Estado, mas o caso foi detectado em território mato-grossense. Atualmente, 70 pessoas infectadas com o vírus estão internada. Outras 3.975 estão em monitoramento e mais de 8,5 mil pacientes são considerados recuperados da doença.

Conforme o painel epidemiológico, o nível de incidência da doença é muito alto em oito municípios: Porto dos Gaúchos, Alto Boa Vista, União do Sul, Feliz Natal, Novo Santo Antônio, Novo Horizonte do Norte, Juara e Barra do Bugres. Esse índice é atingido quando, nos últimos 14 dias, são registrados, proporcionalmente, 500 casos para cada 100 mil habitantes. Outras 43 cidades apresentam risco alto de contaminação.

Em Cuiabá, foram confirmados 1.418 casos da doença, desde o dia primeiro de janeiro deste ano. Até o momento, na capital, foram registradas seis mortes, 13 pessoas estão internadas e outras 299 estão em monitoramento. A Capital está entre as cidades que apresentam risco considerado moderado.

Mato Grosso foi o primeiro estado do Brasil a identificar a circulação da subvariante JN 2.5 da covid-19, justamente no período de aumento de casos da doença.

Liberdade FM - Repórter MT