Mais de 60 pessoas estão internadas com covid-19 em MT; 11 morreram em janeiro

Ainda faltam algumas horas para oficialmente encerrar o mês de janeiro, mas o número de casos confirmados, internados e mortes decorrentes da covid-19 segue crescendo em Mato Grosso. Até o início da noite desta quarta-feira (31), o Painel da Covid-19 da Secretaria de Estado de Saúde contabiliza 11 mortes, 5.372 casos confirmados, 61 pessoas internadas e 2.260 pacientes em monitoramento no estado.

As mortes foram notificadas pelos municípios de Cuiabá, Sinop, Sorriso, Água Boa, Poconé, Primavera do Leste, Guarantã do Norte, Nova Mutum, Aripuanã, Rosário Oeste e Ribeirão Cascalheira. Já as cidades com os maiores números de casos confirmados são Lucas do Rio Verde (441), Sinop (398), Tangará da Serra (358), Cuiabá (355) e Cáceres (294).

Esse aumento no número de novos casos é resultado da circulação de uma nova variação da Ômicron. A identificação dessa nova cepa da doença foi divulgada pela SES no dia 22 deste mês. Concidentemente ou não, o dia 21 foi o que registrou maior número de confirmações, 347. Foi a primeira vez que a sub-variante JN 2.5 foi registrada no Brasil.

Segundo o Painel da Covid-19, 30 cidades do estado apresentam risco alto e 6 muito alto de contaminação. Em municípios como Cáceres, Nova Xavantina e Várzea Grande, as prefeituras já recomendaram o uso de máscaras pela população, principalmente em unidades de saúde.

Liberdade FM -  Repórter MT